contato@ideu.com.br

LIGUE-NOS / WHATSAPP

11 2443-0078 / 11 97192-8736

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

SEG - QUI: 8H - 17:30H

SEXTAS: 8H - 17:00H

Desmineralizador Industrial

O desmineralizador industrial é um sistema que utiliza processos químicos de troca iônica para remover compostos iônicos dissolvidos (sais) da água. É também conhecido como Sistema de Água Deionizada. 

CARACTERÍSTICAS E USOS DO DESMINERALIZADOR INDUSTRIAL

Uma típica planta de um desmineralizador industrial consiste em dois vasos. A água de alimentação ou água bruta que é passada por meio do primeiro vaso, isto é, contém uma forte base de resina catiônica na forma de hidrogénio (H +), em seguida, todos os íons carregados positivamente (sódio, cálcio, ferro e cobre etc.) são trocados por íons de hidrogênio.

A seguir, a água passa através de outro recipiente do desmineralizador industrial contendo resina aniônica de base forte na forma de hidroxila (OH-). Em seguida, todos os íons carregados negativamente (cloreto,sulfato, nitrato, etc.), são trocados por íons de hidróxido que então se combinam com os íons de hidrogênio para formar água.

O desmineralizador industrial possui dois modelos principais, o desmineralizador de dois leitos que possui uma resina catiônica e a resina aniônica em tanques separados. Ele pode ser regenerado em série (cátion seguido de ânion); ou em paralelo (cátion e ânion simultaneamente). 

Esta resina aniônica deve ter a dureza removida da água influente para evitar a incrustação da dureza. A resina catiônica é regenerada com ácido (clorídrico ou sulfúrico) e a resina aniônica é regenerada com hidróxido de sódio (soda cáustica).

Já os desmineralizadores de leito misto automáticos utilizam as mesmas resinas, mas misturam as duas para uso. Isso produz uma pureza significativamente maior do que o design de dois leitos.

É importante observar que, dependendo da frequência de uso do desmineralizador industrial e da saída de água, a resina se esgota e não é capaz de deionizar; em outras palavras, seu poder de remover materiais iônicos diminui e a concentração ativa de íons atinge um nível baixo. 

Para everter esta condição, é empregado o processo de regeneração, que restaura o poder da resina do desmineralizador industrial, pelo aumento do nível de concentração ativa de íons. Neste processo, os íons de cátion e ânion esgotados são recarregados com íons H ou Hidroxila (OH). 

DESMINERALIZADORES PARA USO INDUSTRIAL DE ALTO DESEMPENHO

A Ideu Tecnologia Ambiental oferece um catálogo completo de soluções para tratamento de efluentes industriais, incluindo desmineralizadores e estações de tratamento inteiras para integração à planta industrial.